sexta-feira, 22 de maio de 2015

ECONOMIA: Dirigentes funerários de Pernambuco, Alagoas, Ceará e Bahia, discutem a modernização do setor. O Workshop aconteceu em Garanhuns

Esta quinta-feira (21), foi o último dia do I Workshop da Associação Pernambucana de Dirigentes Funerários (APEDIF) em Garanhuns. O evento ocorreu durante dois dias nas dependências do Hotel do Sesc.

Palestras que estimulam a modernização da gestão deste setor, exemplos de sucessos, trocas de experiências e fortalecimento do seguimento; com estes objetivos a APEDIF conseguiu surpreender os participantes deste que foi o primeiro encontro no estado de pernambuco. Um próximo já está sendo discutido para o segundo semestre deste ano.

Clerton Calves, consultor da APEDIF e gerente de marketing de grandes grupos do setor funerário

Durante o dia de hoje foi discutido o marketing no mercado funerário, tendo o Sr. Clerto Calves, com experiência de mais de 15 anos neste setor, como o palestrante.

Paulo Sérgio, tanatopraxista e coordenador técnico da Laidom Curso de Curitiba/PR

Depois, o Sr. Paulo Sérgio, da empresa Laidom, de Curitiba/PR, falou sobre técnicas e legislações do processo de somatoconservação, também conhecida com tanatopraxia, que é uma técnica científica utilizada mundialmente, pela qual se promove a total profilaxia do corpo e estabilização temporária de cadáveres humanos, este procedimento é realizado em laboratórios especialmente construído em empresas funerárias.

Através deste procedimento é possível o resgate da aparência saudável do falecido, oferecendo conforto aos presentes no velório pelas questões de aparência, e segurança, do ponto de vista sanitário, além de permitir translados e velório prolongado.

Para encerrar, o presidente do Sindicato das Empresas Funerárias do Ceará (SEFEC), Sr. Vicente Jales, falou sobre a importância do Associativismo e as conquistas do setor no estado do Ceará.

Vicente Jales, empresário e presidente do Sindicato das Empresas do Setor Funerário do Estado do Ceará (SEFEC)

O presidente do SEFEC parabenizou a Associação Pernambucana de Dirigentes Funerários (APEDIF) pela realização do I Workshop, e frisou a importância do associativismo: "Criar um ambiente para que haja debates é muito válido. Ampliar conhecimentos e unir estes empresários, fortalece o setor", reforça Vicente Jales.

Além das empresas pernambucanas, convidados representando os estados do Ceará, Bahia e alagoas, estiveram presentes.

Aniely Morgana, da empresa Previda de Maceió/AL, falou sobre a sua experiência neste workshop: "Foi essencial essa troca de ideias, buscar novos parceiros, perceber que as dificuldades são semelhantes e ver as soluções adotadas para melhorar o nosso atendimento".

Herton Viana, empresário e presidente da Associação Pernambucana de Dirigentes Funerários (APEDIF)

Para o presidente da Associação Pernambucana dos Dirigentes Funerários (APEDIF), Sr. Herton Viana, o I Workshop foi um sucesso. “Superou a expectativa. Os participantes saíram daqui com no mínimo “uma pulga atrás da orelha” para pesquisar mais sobre os temas abordados neste evento”.

A APEDIF conta com associados em mais de vinte cidades do estado, trabalhando para a modernização do setor, melhoria nos processos de atendimento e lutando pelo reconhecimento da sociedade, em relação ao serviço essencial que as empresas funerárias prestam. 

Mais algumas imagens do I Workshop da APEDIF:

Sr. Ivailton Areias, anfitrião do evento e diretor da Suissa Previ em Garanhuns.




Fotos e texto: Beto Duran e Jane Pimentel

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.